O OP Mértola processa-se nas seguintes fases:
- Preparação do processo: de julho a outubro de 2019;
- Definição da metodologia;
- Constituição das equipas de trabalho;
- Criação dos instrumentos de participação;
- Determinação da verba a atribuir ao processo;
- Definição das áreas temáticas;
- Divulgação
- Recolha de propostas: de janeiro a fevereiro de 2020;
- Recolha de propostas, quer nos encontros participativos a realizar por todo o concelho quer através da plataforma eletrónica disponível na página internet do Município.
- Análise técnica das propostas: de março a maio de 2020;
- Análise técnica das propostas;
- Período para reclamação (10 dias úteis);
- Lista definitiva dos projetos a submeter a votação.
- Votação das propostas: junho de 2020;
- Votação das propostas através da plataforma ou presencialmente nas juntas de freguesia do concelho e no serviço de atendimento do Município de Mértola nas datas indicadas para o efeito.
- Apresentação pública dos resultados: julho de 2020.
- Os projetos mais votados serão incorporados na proposta de orçamento municipal para o ano de 2020.