Passar para o Conteúdo Principal Top

Mértola com Sombras

Âmbito

Equipamentos e Espaços Públicos

Proponente

Marta Cortegano

Data Submissão:

28-12-2018

Mértola é uma vila com condições climáticas extremas, registando-se temperaturas médias muito elevadas no período de Verão, cujos máximos ultrapassam diversas vezes os 40ºC nos períodos críticos. Por outro lado, o urbanismo e paisagismo da vila acentuam esse facto: as casas brancas e baixas, não promovem sombras, as árvores de arruamento são escassas e quase sempre de pequeno porte (laranjeiras), a rede de zonas verdes na vila (parques e jardins arborizados) ou de locais com sombras artificiais (toldos, palas de sombreamento) é diminuta.

Como resultado, a comunidade local, e especialmente as crianças e os mais idosos, vêm-se privados do usufruto da vida ao ar livre durante quase todo o dia, no período de verão. Com as projeções climáticas futuras, estes extremos vão-se agravar ainda mais, pelo que urge encontrar medidas que promovam locais de sombra, locais onde a comunidade local, nomeadamente os mais idosos e as crianças, mas também os turistas, possam estar, viver e visitar, sentindo-se confortáveis. Desta forma, diminui-se o risco de doenças relacionadas com as ondas de calor e promove-se o bem-estar da população, mas é uma medida também de estímulo à economia local, pois os meses de junho e julho registam tendencialmente um decréscimo de visitantes, associado ao risco climático, o que prejudica o comércio e o turismo local.

Esta proposta consiste na implementação de locais de sombra na vila, através de arborização, com a formação corredores verdes e de jardins comestíveis, com árvores de sombra e plantas de diversos estratos nas seguintes zonas: corredor verde na zona ribeirinha na barreira entre o Hotel Museu e a torre do relógio junto à linha de passeio; reposição de árvores em falta no eixo comercial e junto à estrada de acesso à escola EB 2,3/ES de S. Sebastião de Mértola. Reposição e plantação de mais árvores no Parque de Lazer.